Projeto "Cores da Esperança" transforma ambientes hospitalares em Florianópolis |
Seprot pretende reunir órgãos de segurança e Consegs
Da redação 19/2 - 7h45 - O anúncio aconteceu por ocasião de reunião coordenada pelo secretário da Seprot - Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - capitão Paulo Rogério Rigo com presidentes de Consegs - Conselhos Comunitários de Segurança - na quinta-feira (11/2). A informação é do presidente do Conseg Iririú/Saguaçu, Tiago Rodrigo da Silva, acrescentando que a reunião contará com ampla participação de todos os órgãos responsáveis pela segurança pública. Sérgio Duprat, presidente do Conseg com atuação no bairro Glória e presidente da Aconseg - Associação dos Consegs de Joinville - manifestou aprovação à iniciativa da Seprot em encurtar a distância entre o órgão de segurança municipal e as entidades de voluntários que trabalham para melhorar a segurança nas suas comunidades.
Informou que dos 17 Consegs existentes em Joinville 15 estão em plena atividade com diretoria constituída e realizando suas reuniões normalmente. Disse que as comunidades possuem problemas com características diferentes e citou seu bairro, o Glória, onde o barulho provoca maior numero de reclamações; motos com o escapamento aberto, som nas ruas, fogos, disparo de alarme falso em residências e som de música em alto volume, são problemas.
Sobre o disparo de alarme falso, Sérgio Duprat faz sugestão à Polícia Militar. Se acolhida pode contribuir para incentivar os moradores a comunicar as ocorrências. Disse que ao atender a ocorrência, a Policia Militar exige a assinatura do denunciante, essa prática, diz Duprat, desestimula a iniciativa da comunicação; "ninguém quer criar um clima ruim com vizinhos", enfatizou.
Quanto as solicitações de rondas que partem de algumas comunidades, ele acha que a providência não reduz a prática de ações delituosas; " se a viatura da Polícia Militar passa às 22 horas os bandidos sabem que terão o resto da noite e a madrugada do dia seguinte para agir", diz Duprat. Na sua opinião, o importante que haja sempre um policial para atender o telefone e viaturas prontas para atender as comunidades.
Divulgação/
Uma solução para os moradores de rua está presente na pauta da Aconseg. "Sem ferir os princípios humanitários, encontrar uma forma de evitar que pessoas de várias procedências permaneçam perambulando pelas ruas da cidade e acampando junto à equipamentos públicos", enfatiza Duprat "Motivar o voluntariado é uma necessidade urgente; muitos reclamam de problemas que afetam sua comunidade mas poucos se dispõem a fazer parte da solução", disse Duprat.
Antecipou que vai levar à vice-prefeita Rejane Ganbin a sugestão para que ela incentive as pessoas a participar dos Consegs, O líder comunitário acha que assim como já acontece com a campanha pelo embelezamento de Joinville iniciada pelo prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita, é possível despertar interesse dos moradores pelos Consegs.Fazendo referência à reunião de quinta-feira, Eraldo Hostin, presidente do Conseg com atuação nos bairros Floresta e Santa Catarina KM 4,disse que é necessário dialogar com o poder público para encontrar alternativas com o objetivo de melhorar a segurança comunitária.
A implementação de uma ação de cinco pontos que faz parte do programa de programa da administração Adriano Silva e Rejane Gambin, com o objetivo de melhor integrar Consegs e a administração municipal poderá constar da pauta da próxima reunião, ainda sem data prevista. Os cinco pontos são: Gabinete de Gestão Integrada; Integração entre as Forças de Segurança; Projeto Praça Viva; Estimular o Voluntariado e Criação de um Centro de Monitoramento (Programa Olho Vivo).
Qualquer pessoa pode participar do CONSEG ?
Qualquer pessoa idônea que esteja disposta a colaborar para a segurança de sua comunidade pode participar dos Consegs. Membros de entidades como Conselhos Comunitários, APPs, Conselhos Locais de Saúde, associações de moradores, igrejas, direção de escolas publicas e particulares, clubes de serviço como Lions e Rotary, podem participar diretamente ou indicar um representante para participar das reuniões mensais que ocorrem geralmente na primeira terça-feira do mês.
Os Consegs são formados por grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de segurança, assim como estreitar laços de entendimento e cooperação entre entidades e as lideranças locais. Se você tem interesse em juntar-se aos moradores que trabalham voluntariamente pela segurança da sua comunidade e não sabe como, pode contar com a colaboração JI Online ligando para a redação - 3025-4832 - 99110-4832.
Deixe seu comentário